Já ouviu falar em SaaS? Descubra o que significa

Você com certeza já ouviu falar sobre SaaS, mas realmente sabe o que isso significa? Clique para saber mais sobre Software as a Service.
Henrique
02/12/2021 | 12 min
O que é SaaS

A sigla SaaS significa Software as a Service ou Software como serviço, e se trata de uma forma de distribuir serviços e soluções tecnológicas por meio da internet.

Cada vez mais popular no mundo corporativo, o SaaS permite que os usuários se conectem e utilizem aplicativos hospedados em nuvem pela web.

Você provavelmente utiliza serviços como esse em seu dia, já que os exemplos básicos estão muito próximos da realidade de milhares de pessoas todos os dias, como o envio de e-mails, calendários online, sistemas de armazenamento de conteúdos como o DropBox ou Google Drive e tantos outros serviços disponíveis na atualidade.

A grande verdade é que a crescente ascensão da transformação digital intensifica ainda mais a necessidade de conhecer e entender sobre essa importante solução para os negócios. Por isso, continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o universo do SaaS. 

O que é SaaS?

Conforme falamos na introdução deste conteúdo, podemos definir o Software as a Service como  um serviço online que tem a responsabilidade de gerenciar o acesso e garantir a estrutura de segurança necessária para a utilização de uma determinada solução.

Isso porque o SaaS fornece toda a infraestrutura para a utilização de qualquer serviço online, como o middleware. Os provedores de serviço fazem a gestão de hardware e software e garantem a disponibilidade e a segurança dos dados e informações disponíveis nos sites e aplicativos por baixos custos iniciais. 

Serviços de streaming como a Netflix e HBO Max são excelentes exemplos de SaaS, que fazem parte da vida de inúmeras pessoas diariamente com serviços que outrora eram executados de maneiras completamente diferentes por meio de sinais analógicos.

4 principais benefícios do SaaS

O que é saas

Agora que já entendemos o que é SaaS, vamos entender melhor sobre os benefícios da utilização desse modelo de negócio que a cada dia conquista mais adeptos. Vamos lá!

Redução dos custos

A primeira vantagem de um Software as a Service é o menor custo para a sua utilização, como entendemos até aqui, nessa modalidade de negócio não é preciso contratar um software ou mesmo obter a sua licença. 

Naturalmente os custos para os fornecedores se tornam muito menores. Isso porque basta entrar no site, cadastrar-se e pagar uma assinatura para desfrutar do serviço.

É possível acessar o serviço de qualquer lugar

Como os softwares são hospedados em nuvem, não é necessário um computador para mantê-lo. Há um enorme ganho em agilidade, praticidade e, principalmente, na usabilidade de um serviço. 

Sem esquecer do fato de que o avanço das áreas de cobertura da internet a cada dia gera mais possibilidades para essa modalidade de negócio. 

Possibilidades de customização de acordo com a necessidade de cada usuário

Se a solução contratada não atender as necessidades, é possível fazer novas aquisições e adquirir serviços adicionais que entreguem os resultados esperados. Ou seja, uma das vantagens do SaaS é justamente a possibilidade de customização permitida.

O SaaS proporciona maior flexibilidade para a integração dos serviços 

Uma excelente vantagem de contar com um SaaS é a facilidade de integração com outros sistemas. Isso porque os softwares já nascem com as permissões para as integrações, fazendo com que esse processo seja muito mais rápido e intuitivo. 

Isso porque muitos fornecedores disponibilizam APIs, que são as interfaces de programação dos aplicativos e possibilitam a integração de diversos softwares.

SaaS, PaaS e IaaS: qual a diferença?

Se você já escutou sobre SaaS por aí, provavelmente já ouviu sobre PaaS e IaaS também. Mas do que tratam essas siglas e qual a diferença entre cada uma? Quer saber? 

Bom, até aqui já entendemos o que é SaaS (Software as a Service), não é? Trata-se de uma forma de disponibilizar  softwares e soluções de tecnologia na internet. 

Já o PaaS ou Plataformas como serviço, correspondem a um ambiente de desenvolvimento e implantação completo também hospedado em nuvem. Com ele é possível fornecer toda a infraestrutura necessária para o funcionamento de aplicativos empresariais baseados em nuvem. 

Ou seja, com ele é possível adquirir recursos necessários por meio de provedores de serviços de nuvem em uma base paga. 

Já a IaaS é conhecida como a infraestrutura como serviço, uma espécie de serviço de computação em nuvem que fornece os recursos necessários para o armazenamento e rede sob demanda conforme o uso. 

SaaS ou On Premise

Outra oferta comum é o modelo On Premise, que acontece quando a própria empresa é responsável pelo hardware e software e o processamento de suas aplicações. Isso significa que todos os cuidados com a infraestrutura, configurações e possíveis atualizações serão feitos internamente. 

Por isso, o modelo On Premise acaba sendo mais vantajoso para grandes empresas que estejam muito bem consolidadas no mercado e possuam a estrutura necessária para colocar isso em prática. 

Nesse caso, a desvantagem é justamente a necessidade de investimentos e profissionais para colocar os projetos em prática. Enquanto as vantagens são de contar com colaboradores focados em cuidar apenas dos projetos da sua empresa.

Já no SaaS, empresas que não possuem a estrutura interna necessária conseguem desfrutar dos serviços, por isso é mais procurado por empresas que estão iniciando no mercado e também por startups. A desvantagem desse modelo é que não permite a definição interna do passo a passo para os seus projetos. 

O mercado de SaaS no Brasil 

O que é saas software as a service

De acordo com uma pesquisa feita pela Gartner, em 2018, houve um crescimento de 21,4%, relacionada ao uso de SaaS, o maior segmento do mercado de nuvem com uma receita cuja estimativa anuncia novo crescimento de 22,2%.

No Brasil, no entanto, um estudo sobre o mercado de SaaS realizado pelas empresas SaaSholic, Rock Content, Signal Hill e Redpoint Venture, o país já possui mais de 400 startups especializadas em SaaS.

Isso também acontece porque o mercado nacional além de crescer a cada dia, conta com um grande potencial de empresas dispostas a adaptar seus serviços ou produtos às necessidades específicas de cada negócios e também às necessidades nacionais impostas pelo governo.

Fazendo com o modelo de Software as a Service no Brasil não seja apenas uma cópia de outros serviços multinacionais, e sim, soluções realmente voltadas a experiência e o sucesso dos clientes.

Locaweb, que é uma empresa brasileira de hospedagem de sites, serviços de internet e computação em nuvem, é um excelente exemplo. Assim como a VTEX é uma multinacional brasileira de tecnologia com foco em cloud commerce desenvolvedora da plataforma VTEX Cloud Commerce, disponibilizada no mercado como SaaS.

A Ploomes também é uma empresa de SaaS brasileira que aumenta a produtividade e permite maior controle e visibilidade nos negócios. 

A pesquisa Brazil SaaS Landscape ainda levantou a informação que as empresas de SaaS brasileiras abraçaram o inside sales como seu principal canal de distribuição, sendo usado por 52% das empresas. 

Leia também: Vendas indiretas em SaaS: como se beneficiar dessa tendência

Vantagens da implantação em SaaS

Esse modelo vem sendo cada vez mais difundido entre as empresas e é muito simples de entender o porquê. São várias as vantagens ao se optar por uma solução em nuvem, dentre elas estão:

  • redução de gastos: não são necessários investimentos para a montagem de uma infraestrutura local com servidores e bancos de dados, além de redução de despesas com licenças;
  • otimização e agilidade: o sistema é atualizado constantemente pelo fornecedor sem a necessidade de nenhum envolvimento de sua equipe técnica;
  • acessibilidade e mobilidade: por estar hospedado em servidores em nuvem, seu acesso pode ocorrer de qualquer local do mundo;
  • rápida implantação: basta contratar o software e realizar o treinamento da equipe;
  • segurança da informação: ao inserir seus dados em uma plataforma de cloud computing toda a proteção será provida pelo fornecedor com base nas principais tecnologias do mercado;
  • escalabilidade: por se tratar de um modelo em nuvem é muito simples contratar mais serviços;

Saas e a automação da força de vendas

A maioria das empresas, hoje, estão apostando na contratação de modelos de Saas na área de automação da força de vendas. Isso porque as ferramentas que o sistema provê pode aumentar significativamente os resultados do departamento. São elas:

  • CRM: uma solução completa para gerenciar o relacionamento de sua equipe de vendas com seus clientes, ele oferece um histórico de vendas e outras informações relevantes;
  • funil de vendas: essa ferramenta serve para indicar a localização de um lead dentro de sua jornada de compra, facilitando as ações da equipe de vendas;
  • automação de propostas: plataforma completa para a criação e encaminhamento de propostas comerciais integradas com fluxo de aprovação.

Processo de implantação em SaaS

O processo de implantação de um Software as a Service é relativamente simples. O fato de não serem necessários investimentos internos em infraestrutura é um dos principais responsáveis por essa facilidade de implantação.

No entanto, alguns passos básicos são fundamentais para que você possa contar com essa ferramenta de apoio para a sua equipe de vendas. Vamos listar cada um deles.

Recepção

Esse é o primeiro passo de uma implantação, e nele são realizadas as perguntas iniciais da empresa que fornece a solução escolhida, com o intuito de alinhar as expectativas e identificar os próximos passos da etapa da implantação, de acordo com a demanda e segmento de cada empresa.

Nesse ponto, o seu fornecedor terá uma visão geral sobre o que sua empresa espera da solução e como ela pode ser aplicada para alcançar a sua satisfação e a de seus colaboradores.

Configuração

Nesse momento, é realizada a parametrização do sistema de acordo com o negócio do cliente e as demandas levantadas na primeira etapa do onboarding. Esse passo não é realizado in loco, mas de forma remota. Essa é uma das vantagens de softwares hospedados em nuvem, não é preciso realizar visitas constantes para ajustes, tudo é feito à distância.

Automação

Após a configuração, se dá inicio ao processo de automação e validação das documentações automatizadas, no qual a solução começará a realizar uma série de tarefas de forma autônoma, substituindo os antigos processos utilizados em sua empresa, como pedidos de vendas, propostas comerciais, contratos, entre outras atividades.

Treinamento

A próxima fase da implantação em SaaS é a realização de treinamentos e simulações do sistema implantado com seus colaboradores, a fim de prepará-los para lidar com a nova ferramenta e todas as suas funcionalidades, além de informá-los acerca das mudanças ocorridas nos processos.

Boa parte dos fornecedores de software já oferecem um protocolo de treinamento online e podem contribuir para repassar o conhecimento, auxiliando a preparar seus colaboradores para a utilização da solução.

Podem ser criados também tutoriais em vídeo para que sejam seguidos, ilustrando o passo a passo de cada uma das funcionalidades do sistema, facilitando, assim, a adaptação de seus colaboradores.

Monitore os resultados

É natural que no início da utilização do novo software exista a resistência por parte da equipe e surjam algumas dificuldades de adaptação de parte dos colaboradores ou, até mesmo, de processos.

É preciso manter um monitoramento sobre os resultados para verificar os locais nos quais é necessária uma intervenção para melhoria. Após alguns ciclos de mudanças, sua empresa já estará totalmente adaptada ao sistema e usufruindo de todas as suas vantagens.

Nesse último passo, os profissionais de Customer Success do fornecedor de software vai continuar acompanhando, a fim de garantir que ele tenha a melhor experiência e alcance o sucesso esperado.

O monitoramento deve ser mantido, pois novas oportunidades de melhoria sempre podem surgir, fazendo com que sua equipe possa melhorar ainda mais os números conquistados com o novo software.

A implantação em SaaS não pode ser um trauma

A implantação em Saas não é um processo complicado, porém, demanda paciência, comprometimento e planejamento como toda mudança aplicada em uma empresa.

Um erro comum é realizar a contratação sem qualquer tipo de preparação e culpar o sistema pela falha na adaptação. Utilize-se de todos os passos descritos no post e evite esse contratempo.

Veja também: Ipaas: o que é, como funciona e qual a importância de ter suas ferramentas conectadas

Por fim, como conquistar o sucesso na venda de SaaS? 

No mercado B2B (Business to Business) o modelo de SaaS consiste em oferecer softwares por assinatura. Mas nesses casos também contam com uma série de particularidades que precisam ser consideradas por quem deseja conquistar o sucesso nas vendas B2B. 

O que considerar na hora da venda do SaaS no B2B: 

A maior preocupação com o bom funcionamento da solução

Diferente dos consumidores finais, do mercado B2C, a busca de quem contrata softwares no mercado B2B envolve ainda mais praticidade e bons resultados de imediato. Isso acontece porque, as falhas nesses casos ganham uma proporção ainda maior, afinal ninguém gostaria de causar algum dano ou prejuízo na empresa em que trabalha, não é?

Por isso, é comum que no universo B2B as cobranças e exigências sejam até maiores que as demais. Entretanto, quando o cliente fica satisfeito com o que lhe foi entregue, as chances de fidelização são ainda maiores.

A tomada de decisão é mais racional e quase nada impulsiva 

Sabemos que no mercado B2C, a dinâmica de compras e contratações é bastante diferente se comparada ao mercado business to business. 

O motivo para isso é porque no caso das empresas que contratam serviços ou produtos de outras empresas a decisão acontece de forma muito racional, exigindo análises, cálculos e dados que comprovem a necessidade do investimento.

Conhecer exatamente o perfil de cliente ideal 

Como você deve saber as vendas B2B envolvem processos mais complexos, no mundo SaaS não é diferente. Isso porque como já citamos, as decisões que permeiam as contratações são feitas de maneira muito mais racional.

E uma das formas de driblar essas complexidades é justamente a definição do perfil de cliente ideal, afinal, ao contrário das vendas para os consumidores finais onde uma gama de clientes pode ser explorada, apenas o PCI vai realmente se dispor a passar por todas as etapas necessárias no B2B.

Por isso, conhecer e definir o seu público é tão importante para obter sucesso nas vendas de SaaS. 

Gostou de entender o que Software as a Service, ou SaaS, significa? Continue de olho em nosso blog e confira os demais artigos. 

Ploomes demonstração

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.