Automação de marketing e CRM: como essa combinação pode beneficiar a sua empresa?

Entenda o que é, para que serve, quem pode usar e como implementar ferramentas de automação de marketing e CRM na sua empresa.
Henrique
23/09/2021 | 4 min
Automação de marketing e CRM

Sabia que você pode otimizar os seus processos combinando automação de marketing e CRM?

Para se tornarem mais competitivas, as empresas buscam ganhar agilidade e aumentar a eficiência em seus processos internos. Nesse sentido, existe uma preocupação maior em automatizar o que for possível, especialmente no que se refere ao marketing.

De acordo com o levantamento Marketing Tools Latam 2019, quase 69% das empresas da América Latina fazem uso de algum tipo de ferramenta voltada à automação de marketing.

Esse resultado pode ser explicado devido ao fato de que é muito mais fácil escalar as estratégias de marketing e personalizar as interações com clientes e potenciais clientes por meio da automação de marketing.

Neste artigo, vamos mostrar o que é, para que serve, quem pode usar e como implementar a automação de marketing na sua empresa.

Além disso, você também vai conferir como combinar automação de marketing e CRM pode te ajudar a gerenciar melhor suas oportunidades de negócio e aumentar as vendas.

Leia também: Integração entre marketing e vendas: Por que sua empresa precisa dela para crescer?

O que é automação no marketing?

A automação de marketing se refere ao uso de recursos tecnológicos com o objetivo de automatizar determinadas tarefas e processos de marketing, como geração de leads, envio de e-mail marketing e a gestão do funil de vendas.

Com a ajuda de softwares especializados, a automação de marketing possibilita ganhar escalabilidade e personalizar o relacionamento com prospects, leads e clientes.

Para que serve automação de marketing?

A automação de marketing serve, conforme adiantamos no tópico anterior, para escalar as ações de marketing. Isso significa que é possível expandir o volume de pessoas impactadas pelas estratégias de marketing sem precisar aumentar os investimentos.

Isso contribui para a geração de mais oportunidades de venda e ainda ajuda a otimizar o tempo e os esforços das equipes na nutrição desses leads.

Disparo automático de e-mails, agendamento de publicações e o uso de chatbots são alguns exemplos de automação de marketing. A automação de marketing também serve para incentivar a retenção de clientes.

Uma das formas mais eficientes de usar a automação de marketing é por meio da criação de conteúdos, como posts em blogs e redes sociais, onde se encontram links para baixar materiais ricos, como e-books, infográficos ou vídeos.

Ao baixar esse material, os potenciais clientes deixam informações de contato, que posteriormente serão usadas para enviar e-mails segmentados e com conteúdo extremamente rekarte para cada perfil de clientes.

Leia mais: Como atrair clientes pela internet? Confira dicas para gerar novas oportunidades de negócio para a sua empresa

Quem pode usar automação de marketing?

Qualquer empresa pode utilizar e se beneficiar da automação de marketing. É possível adaptar essa tecnologia à realidade e necessidades do seu modelo de negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.

Como fazer uma automação de marketing?

Para implementar a automação de marketing na sua empresa, existem alguns passos fundamentais que você precisa seguir.

  1. Monte um planejamento com todos os objetivos que você quer alcançar com a automação de marketing;
  2. Tenha clareza sobre quem são as buyer personas do seu modelo de negócio;
  3. Mapeie a jornada de compra das suas buyer personas;
  4. Levante dados e informações relevantes e específicas sobre os seus leads. Isso pode ser feito por meio de formulários em troca de conteúdos ricos;
  5. Faça a segmentação das suas oportunidades de negócio para personalizar as interações;
  6. Produza conteúdos específicos para cada etapa do funil de vendas;
  7. Escolha a melhor ferramenta de automação de marketing;
  8. Treine a sua equipe para que os colaboradores saibam utilizar a plataforma contratada e explorar os recursos que ela oferece;
  9. Desenhe os fluxos de automação, definindo as ações e os gatilhos entre uma etapa e outra;
  10. Monitore o desempenho das suas ações de marketing e faça os ajustes necessários.

Veja também: 6 tipos de automação que sua empresa precisa investir 

Neste vídeo, você confere mais algumas dicas de automação de marketing, assista agora:

Automação de marketing e CRM: como essa ferramenta pode ajudar?

O CRM pode ser um grande aliado da sua estratégia de automação de marketing. Um software de Customer Relationship Management vai coletar e organizar dados e informações de relevância sobre seus clientes e oportunidades de negócio.

Dessa forma, você consegue automatizar suas ações de marketing, mas sem deixar de lado a personalização.

Combinando automação de marketing e CRM, fica mais fácil atrair, nutrir e converter seus leads. Todas as interações ficam registradas na plataforma de CRM e podem ser consultadas a qualquer momento, o que ajuda a fortalecer o relacionamento entre a empresa e os clientes.

Ao alinhar o CRM à automação de marketing, é possível otimizar o funil de vendas, pois as abordagens serão feitas nos momentos mais adequados de acordo com o nível de maturidade dos leads.

Bom, agora que você já sabe mais sobre automação de marketing e CRM, que tal promover a integração entre esses dois tipos de ferramentas?

Veja mais: Captação de leads: entenda o que é e como captar novas oportunidades de negócio para a sua empresa

Integrar diferentes ferramentas, como CRM e Automação de Marketing, pode ser de grande valia para sua empresa escalar vendas. Mas existe outra ferramenta que integrada ao CRM também pode trazer excelentes resultados, o ERP.

Baixe nosso e-book gratuito e entenda como e porque fazer isso: O GUIA definitivo para integração entre ERP e CRM

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

Isso vai fechar em 0 segundos