5 Ps do Marketing: tudo o que você precisa saber

Conheça cada um dos 5 Ps do marketing: Produto, Preço, Promoção, Praça e Pessoas. Sabendo tudo sobre eles, você crescerá ainda mais!
Ploomes
18/07/2022 | 4 min
5 ps do marketing

Todo empreendedor de sucesso precisa ter em mente alguns conceitos para aplicar na prática do seu negócio. E os 5 ps do Marketing se enquadram em um desses conceitos que necessitam ser entendidos pelos empresários.

No artigo abaixo, vamos destrinchar cada um dos Ps: Produto, Preço, Promoção, Praça e Pessoas. Sabendo tudo sobre eles, você será capaz de crescer ainda mais com a sua empresa e obter os resultados almejados pela sua equipe. Confira mais abaixo!

O que são os 5 ps do Marketing?

Antes de ser 5 ps, os estudos de marketing conheciam apenas os 4 Ps, que também são chamados de marketing mix. 

Eles foram desenvolvidos pelo estudioso Jerome McCarthy no livro “Basic Marketing: A Managerial Approach”, traduzido para o português como “Marketing Básico: Uma Visão Gerencial”, lançado no ano de 1960.

Os 4 Ps eram:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Como já vimos no começo do texto, o quinto item adicionado, conforme os estudos foram revistos e ampliados, é o P de Pessoas.

Nada mais justo, tendo em vista que hoje em dia, o consumidor está cada vez mais exigente e segmentado. Nesse sentido, a empresa que não fizer uma estratégia de marketing pensando em qual público atingir, com certeza ficará atrás da concorrência.

Agora, vamos conhecer cada um dos 5ps do Marketing, para que você saia desse texto pronto para sustentá-los de forma definidora na sua estratégia!

Produto

O primeiro item a ser estudado é aquilo que a sua empresa deve vender. Aqui, o produto também será o mesmo que o serviço oferecido pelo seu negócio, se for o caso.

Entendendo o seu Produto, você irá conseguir entender para quem você deve direcionar as suas vendas e assim seguir os próximos passos.

Esse estudo deve passar por algumas etapas, sendo elas as seguintes dúvidas abaixo:

  • Qual o nome e a marca do produto?
  • Existe alguma categoria para ele?
  • Meu cliente pode escolher entre cores e modelos específicos?
  • Qual a aparência do meu produto?
  • Como esse produto irá atender as necessidades do consumidor?
  • Como ele será utilizado pelo meu cliente?
  • Qual o diferencial do meu produto?

Analisando e respondendo cada uma dessas questões, você estará entendendo cada vez mais aquilo que é oferecido pela sua empresa e o que pode ser feito para conquistar ainda mais os seus clientes.

Preço

Um dos mais importantes itens a ser visto com clareza é o Preço. Isso é válido tanto para você, que depende do lucro adquirido com as vendas para pagar as contas, como para o consumidor, que precisa sanar alguma dor.

O cuidado aqui se dá pela escolha da precificação. Você deve ser justo de acordo com o mercado, com a renda do seu consumidor e também com a valorização do seu serviço.

A análise pode mudar de acordo com o contexto, mas essa área sempre deve ser olhada com bastante cuidado.

Praça

A Praça nada mais é que o ambiente em que o seu produto será vendido e que o cliente deve se locomover para ir atrás.

Atualmente, essa locomoção se tornou mais ampla, diversa e rápida. 

Isso porque com o avanço da tecnologia, temos opções de vendas diretamente pelos celulares, em sites de vendas, pelo telefone e, claro, o espaço físico.

Se o melhor local, aquele onde o seu cliente te procura, é na internet, um site de vendas específico é a melhor opção ou um canal de uma rede social? Se for num ambiente físico, qual a melhor região para realizar a venda?

Às vezes pode ser virtual e presencial, às vezes apenas um. Tudo vai depender do contexto da sua empresa e do local mais frequentado pelo seu público.

Promoção

Não adianta nada conhecer o produto e o preço, se o empreendedor não sabe como prover o seu serviço.

Como fazer o seu produto ser reconhecido pelo seu público?

Nesse item dos 5ps do Marketing, o marketing digital deve ser muito bem aplicado. 

É por meio das técnicas de marketing que você vai conseguir passar a sua mensagem pelos canais, conquistar novos leads e tornar a sua marca cada vez mais conhecida.

Para isso, é necessário saber quando transmitir suas peças de marketing, os seus concorrentes, os canais e, principalmente, o seu público.

Pessoas

Nada do que foi passado acima sobrevive sem o último item dos 5ps: as Pessoas

É aqui que entra a criação da persona: um cliente ideal, com dados específicos como nome, idade, hobbies, profissões e muitos outros itens.

Com uma persona bem definida, você saberá quem atingir, onde ela está e como ela se comporta. Assim, você aplica todas essas ideias na sua estratégia, a fim de sustentar os pilares em prol da conquista de mais clientes específicos.

É com os 5ps do Marketing muito bem definidos e estudados que você vai conseguir ter uma estratégia perfeita para o crescimento da sua empresa. Comece a colocar em prática já!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Ideal Marketing, onde você encontra todas as plataformas que sua empresa precisa e pode entender muito mais sobre o marketing em um só lugar. 

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

Isso vai fechar em 0 segundos